terça-feira, 28 de setembro de 2010

A questão é...

seja na forma de energia acústica, mecânica ou elétrica, todo o circuito percorrido pelo som obedece à lei dos senos. O sinal possui comportamento matematicamente descrito pela trigonometria. Logo, mesmo que não seja exatamente da mesma forma, mais pelas perdas e distorções de cada parte do sistema, o som vai se comportar de forma muito pareceida em qualquer parte do sistema, em qualquer circuito. Ou seja, a sua voz, caro leitor, é a sua voz seja acústicamente, na transformação mecânica ou nos circuitos eletrônicos e digitais do sistema eletroacústico. Isso precisa ser verdade. Caso contrário não seria possível gravar som nenhum... Já pensou nisso?

No entanto, embora a forma da onda obedeça ao seno, em cada parte do circuito sonoro o sinal está sujeito à interferências diferenciadas. As interferências que causam ruído têm uma natureza diferente em cada parte do ciruito. Um exemplo é que, na acústica há a interferência dos materiais que constituem o ambiente, na eletrônica, dos sinais eletromagnéticos estranhos ao sistema... Mas de uma forma geral podemos pensar no som trocanndo de roupa e nunca de corpo.

É a partir desta idéia que começaremos a avaliar o comportamento do sinal e como manipulá-lo. É Muuuuito legal!

Próximas postagens:
  1. Interferências.
  2. Função de transferência.

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